Sobre o consórcio




Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas - físicas ou jurídicas - em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. No Consórcio Chevrolet, o consorciado escolhe o crédito baseado em um modelo de veículo da marca Chevrolet, e esse passa a ser a referência para o valor do crédito, ao ser contemplado o crédito é liberado e o consorciado adquire o modelo de sua preferência, novo ou seminovo.
Para adquirir uma cota do Consórcio Chevrolet, basta clicar aqui que você será direcionado para a página de planos, escolha o plano que mais se encaixa em seu orçamento e clique no botão comprar, preencha a ficha de adesão, leia o contrato e finalize o seu pedido, após recebermos a sua proposta de adesão um especialista entrará em contato para sanar quaisquer dúvidas e finalizar a sua compra com a emissão da proposta para assinatura e o boleto para pagamento da primeira parcela.
Não é cobrada a taxa de adesão, não há incidência de juros, apenas uma pequena taxa de administração diluída no prazo contratado. - Contemplações por sorteio com base na extração da loteria federal; - Lance comum permite quitar parcelas na ordem inversa, Lance diluído, que permite a diminuição do valor das parcelas restantes; -Junção de cotas, você pode comprar até 3 cotas no mesmo grupo e ao contemplar as três, pode comprar um único bem juntando elas. -Seguro de vida para pessoa física com cobertura do saldo devedor em caso de morte ou invalidez permanente, taxa cobrado sobre o saldo devedor e o consorciado concorre a um Prêmio de R$25.000,00 vinte e cinco mil reais todo mês. - Poderá usar até 10% do valor do crédito para fazer a documentação do veículo e colocar acessórios. - Serviços Online: no conforto da sua casa você acompanha em tempo real tudo sobre o seu grupo e cota, como ofertar lance, conferir o resultado das assembleias, emitir uma segunda via de boleto, alterar dados como endereço, telefone, e-mail, emitir extrato para imposto de renda.
As parcelas mensais são calculadas com base no valor de um veículo modelo Chevrolet objeto do plano e são reajustadas conforme alterações no preço dos veículos divulgado pela General Motors do Brasil.
Você pode optar por receber os boletos de pagamento via correio ou via e-mail, via e-mail é recomendado, pois não atrasa. Nos boletos além do valor a ser pago também consta um extrato mensal da cota. Mantenha seu endereço físico ou e-mail sempre atualizado para evitar problemas com o recebimento dos boletos, que também podem ser impressos a partir deste site. Acesse seu contrato por meio da área exclusiva do cliente https://conweb.gmfinancial.com/AutoAtendimentoGM
Se você não recebeu o boleto para pagamento, acesse: https://conweb.gmfinancial.com/AutoAtendimentoGM/ Basta clicar em boleto rápido, digitar seu CPF/CNPJ os caracteres mostrados e pronto, após emitir a segunda via pela web, aguardar 90 minutos pelo menos para poder efetuar o pagamento. *Observação, boletos emitidos após a data de vencimento devem ser emitidos e pago no mesmo dia.
Grupos constituídos antes de 06/02/2009: Os valores pagos ao fundo comum do grupo durante a participação do consorciado serão restituídos, acrescidos dos respectivos rendimentos financeiros e descontada a multa rescisória contratual estipulada e em até 60 (sessenta) dias, após o encerramento contábil do grupo, conforme regulamentação do Banco Central do Brasil. Grupos constituídos após 06/02/2009: Conforme regulamentação do Banco Central do Brasil, os desistentes concorrerão aos sorteios mensais e, quando sorteados, terão direito a restituição dos valores pagos ao fundo comum do grupo acrescidos dos respectivos rendimentos e descontada a multa rescisória contratual estipulada.
Sim. O consorciado pode liquidar ou antecipar parcelas, seja diluindo o valor antecipado no prazo restante, assim reduzir o valor das parcelas, como pode quitar parcelas na ordem inversa fazendo com que o prazo seja reduzido e pode fazer a qualquer momento, durante o período de vigência do contrato. Para efetuar pagamento antecipado o consorciado deve solicitar o boleto pelo e-mail boleto@gmfinancial.com ou ligar 0800 728 0613 Ao solicitar o boleto, o consorciado também deve informar se o valor será usado para reduzir o valor das parcelas restantes ou quitar parcelas na ordem inversa. Ressaltamos que nos casos de quitação antecipada da cota não contemplada, não será possível a oferta de lance e o consorciado deverá aguardar a contemplação por sorteio para retirada do veículo/obtenção do crédito.
Contemplação é quando o consorciado é contemplado e passa a ter o direito de utilizar o crédito para a compra do veículo, desde que atendidas as condições estipuladas no Contrato de Adesão. As contemplações ocorrem nas Assembleias mensais e só são elegíveis à contemplação para a utilização do crédito os consorciados que estejam em dia com suas prestações e tenham realizado o pagamento do mês da Assembleia até a data do vencimento.
As contemplações podem ocorrer de duas formas: Sorteio: a apuração da cota sorteada será realizada com base na extração da Loteria Federal (1º Prêmio) do sábado que antecede a data da realização da assembleia. O consorciado recebe os números para participar do sorteio da Loteria Federal. Lance: a oferta de lance deverá ocorrer até um dia antes da assembleia, via site. É considerado como lance vencedor o consorciado que oferecer o maior percentual em relação ao valor do bem objeto do plano. O consorciado poderá optar pela oferta de lance comum, em que o valor do lance será utilizado para pagamento das parcelas finais, ou diluído, em que o valor do lance reduzirá proporcionalmente o percentual mensal de cada parcela, mantendo-se o prazo original.
Você poderá obter o resultado das assembléias, por meio da área exclusiva do cliente Chevrolet Serviços Financeiros ou pela Central de Atendimento ao Cliente, a partir das 18h do mesmo dia em que foi realizada a assembléia do seu grupo.
A confirmação da contemplação por lance está condicionada ao pagamento do valor até o 3º dia útil após a data da assembleia. O boleto para pagamento do lance poderá ser obtido pela Central de Atendimento ao Cliente ou pela área exclusiva do cliente Chevrolet Serviços Financeiros. Link https://conweb.gmfinancial.com/Conweb/conweb/
Não existe prazo para a utilização do crédito. Recomendamos efetuar o pedido do veículo o mais breve possível, uma vez que o crédito tem garantia de atualização pelo preço do carro até 10 dias corridos da realização da Assembleia de Contemplação. Após este período, o consorciado será responsável pelo pagamento de eventuais diferenças.
Sim. Caso o consorciado não queira ser contemplado, poderá solicitar sua exclusão dos sorteios, por meio do e-mail cac.bgmac@gmfinancial.com ou fax, para o número (11) 3365-2121, informando série, grupo, cota e o período em que deseja ficar afastado das assembleias. O consorciado poderá ser excluído do sorteio até as seis últimas assembleias do grupo que participa. Ou pela área restrita do consorciado acesse com seu usuario e senha: Link https://conweb.gmfinancial.com/Conweb/conweb/
Sim. Caso você opte por um carro de valor inferior ao da sua carta de crédito, a diferença será utilizada para amortizar o salvo devedor de sua cota. Ou seja, diminuirá a sua dívida com o Consórcio Chevrolet. Neste caso, as parcelas serão quitadas na ordem inversa (a contar da última). Você também poderá optar por adquirir um carro superior a sua carta de crédito e pagar a diferença diretamente à concessionária.
O consorciado ganha com a agilidade para retirar o veículo na Rede de Concessionárias Chevrolet. Porém caso o consorciado opte por retirar fora da Rede Chevrolet será necessário seu comparecimento na Concessionária Chevrolet, para obtenção dos documentos necessários e preenchimento da Ficha Cadastral e solicitação da "Autorização de Faturamento".
Sim. A transferência poderá ser feita a qualquer momento, durante a vigência do contrato, desde que o cessionário tenha o cadastro aprovado pelo Consórcio Chevrolet. Para este serviço, é cobrada Tarifa de Confecção de Cadastro, conforme valores disponíveis neste site e a cota precisa estar com os pagamentos em dia. A transferência será realizada por meio de formulários específicos, que devem ser obtidos junto à nossa Central de Atendimento.
O Grupo é representado pela Administradora, ativa ou passivamente, em juízo ou fora dele, para a defesa dos direitos coletivos dos consorciados, devendo sempre prevalecer os interesses do Grupo sobre todos os interesses individuais dos consorciados.
Sim. Ao lançar um grupo de Consórcio e ao efetuar a primeira venda de uma Cota passa a contar o prazo de até 90 dias a contar do primeiro dia útil após a data da assinatura da proposta de Adesão ao Grupo de Consórcio. Nesse período é preciso formar o grupo para que ele arrecade fundo suficiente para que a primeira assembleia possa ser realizada e ao menos uma contemplação possa ser atribuída. No caso de o Grupo não ser constituído neste prazo, o Consórcio Chevrolet devolverá aos participantes os valores pagos com as devidas correções monetárias oriundas de suas aplicações.
É possível, desde que o novo veículo tenha valor igual ou superior ao saldo devedor do contrato; tenha no máximo 08 anos de fabricação (para veículos adquiridos na Rede Chevrolet) ou 5 anos (para veículos adquiridos fora da Rede Chevrolet); e esteja livre de ônus. A substituição será realizada por meio de formulários específicos obtidos em nossa Central de Atendimento. A substituição está sujeita à aprovação prévia do Consórcio Chevrolet. Para este serviço, o cliente deverá estar com o contrato em dia e deverá pagar a Tarifa de Substituição de Garantia, conforme valores obtidos pela central de atendimento ao cliente a cac 0800 728 0613 cac.bgmac@gmfinancial.com Disponibilizamos o modelo do contrato para consulta e leitura. Para visualizar o arquivo, basta clicar no link. Para salvar, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o link e selecione: "Salvar Como".



Disponibilizamos o modelo do contrato para consulta e leitura. Para visualizar o arquivo, basta clicar no link. Para salvar, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o link e selecione: "Salvar Como".

Download

A História

No início da década de 60 (sessenta), com a instalação da indústria automobilística no território nacional e em decorrência da falta de oferta de crédito direto ao consumidor, funcionários do Banco do Brasil tiveram a idéia de formar um grupo de amigos, com o objetivo de constituir um fundo suficiente para aquisição de automóveis para todos aqueles que dele participassem. Surge, assim, no Brasil, o Consórcio, mecanismo de concessão de crédito isento de juros, que tem por finalidade a aquisição de bens de consumo.

O consórcio constituiu-se como uma importante ferramenta para essa indústria recém instalada no País. Em 1967, a Willys Overland do Brasil (montadora de veículos) já possuía, em sua carteira de clientes, cerca de cinqüenta e cinco mil consorciados. Portanto, o consórcio teve sua origem ligada à indústria automobilística, e durante muito tempo o automóvel foi seu único produto.

No final de 1979, o setor de consórcios inicia seus estudos para o lançamento de grupos referenciados em motocicletas, caminhões e eletroeletrônicos.

Hoje, inteiramente consolidado, o Sistema de Consórcios, viabiliza a aquisição de diversos produtos que vão desde bens de produção, a caminhões, implementos agrícolas e rodoviários, ônibus, tratores, colheitadeiras, embarcações, aeronaves, computadores, antenas parabólicas, pneus, motocicletas, passando pelos eletroeletrônicos, kits de casa pré-fabricada, imóveis, construção, reformas e até serviços turísticos.

Atualmente o Sistema de Consórcios representa os interesses de mais de 3 milhões de consorciados e é responsável pela movimentação de cerca de 14 bilhões de reais que corresponde a aproximadamente 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, tendo entregue aproximadamente 10 milhões de bens nos últimos dez anos.

O Sistema de Consórcio

O Consórcio é modalidade de acesso ao mercado de consumo baseado na união de pessoas físicas e/ou jurídicas, com a finalidade de formar poupança destinada à aquisição de bens e serviços, sendo a Administradora de Consórcios, responsável por reunir os consumidores interessados.

Administradora de Consórcio

A Administradora de Consórcios é empresa especializada na organização e administração de grupos de consórcio para a aquisição de bens e serviços. Para atuar no Sistema de Consórcios a administradora deverá ter, obrigatoriamente, autorização do Banco Central do Brasil.

Obrigações da Administradora de Consórcio

  • Agrupar pessoas com interesse comum de aquisição de bens ou serviços;
  • Promover a cobrança mensal;
  • Aplicar financeiramente os recursos coletados dos grupos;
  • Realizar mensalmente Assembléia Geral Ordinária destinada à contemplação e prestação de contas;
  • Convocar, quando necessária, Assembléia Geral Extraordinária (ex: bem retirado de fabricação);
  • Solicitar e avaliar garantias apresentadas pelo consorciado contemplado para a liberação do crédito;
  • Promover a recuperação dos inadimplentes ou sua substituição;
  • Promover as medidas judiciais que melhor atender aos interesses do grupo;
  • Encerrar o grupo após entrega de todos os bens.